sábado, 2 de junho de 2012

Perdas & Danos - Madô Martins - Lançamento na Pinacoteca Benedicto Calixto - Santos /SP




De volta à poesia, Madô Martins
lança Perdas & Danos


Treze anos após o primeiro, Madô Martins lança novo livro de poesia: Perdas & Danos, que o editor e escritor Ademir Demarchi considerou sua melhor obra. O lançamento está agendado para o próximo sábado (16/6), na Pinacoteca Benedicto Calixto, das 17 às 20 horas, quando trechos da obra serão encenados por Célia Faustino e Márcio Barreto dos grupos Percutindo Mundos e Núcleo de Pesquisa do Movimento - Imaginário Coletivo
     Publicado pelas Edições Caiçaras, de Márcio Barreto, trata-se de um livro artesanal em que cada exemplar traz uma capa exclusiva, confeccionada com material reciclado. Nele estão poemas que abordam o luto e suas consequências, quando um amor que atravessou décadas termina por força do destino.  
     A autora transita por sentimentos profundos com emoção contida, mesclando lembranças do passado à dor da atual perda. Compara os versos às manifestações do tango e do fado e propõe ao leitor dois tipos de leitura: a linear e a interativa, onde se pratica a busca de palavras idênticas em poemas variados, em que adquirem sentidos diversos.
    Durante a confecção deste que é seu 11º livro, um conjunto de cinco poemas de Perdas & Danos recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional de Poesia do Clube de Escritores de Ipatinga - Clesi, de Minas Gerais.
     Como em Doce Destino, publicado por Massao Ohno em 1999, Madô conserva a musicalidade e a concisão em seus poemas, que raramente ultrapassam uma página. Segundo a escritora Regina Alonso, as poesias conversam entre si, quase a formar um romance em versos. A autora revela que “quando terminei o livro, estava extenuada, como ficam as mulheres após o parto. Mas em paz. A dor que nasceu em mim nascera de mim, saíra de mim. Ao me habitar, deu-me poucas opções. Descartei morrer, descartei enlouquecer. Escolhi escrever, deixar de lado os pudores, reviver um a um os sentimentos e transformar feridas em palavras”.
    Segundo o editor Márcio Barreto, “neste belíssimo livro de poemas, o lirismo da perda, do amor que acaba mas não finda, faz com que o avesso emudeça o silêncio para não perder a razão, o chão que tão incertamente pisamos quando o mundo parece estar de luto. Poema a poema Madô revira as delicadas nuances do sentimento que envolve a perda repentina do amado, a perda definitiva e atroz, sem chances ou esperança. Nesse momento nos revela a sutileza de travesseiros repartidos pelas lembranças das dúvidas, sonhos e fragmentos da vida amorosa: Soube da tua morte / por amigos. / Eu, que há muito / te sepultara, sete palmos abaixo da memória. Estranhamente a morte renasce o sentimento e o amor aflora como quem descostura pregas e bainhas para depois recosturá-las palavra por palavra”.
     “Perdas & Danos é um mergulho em noites onde vestimos a dor pelo avesso, onde o feminino se mostra em suas mais contundentes contradições – acrescenta Márcio. Um livro para viver e reviver grandes amores. Um livro dentro de outros livros onde o leitor é levado por uma interessante correlação das palavras nos poemas que funcionam como links de sensações”.



"Perdas e Danos é o melhor livro de Madô Martins, pois com esse conjunto de poemas ela atingiu um alto grau de desencanto, de autocrítica e de efeitos de linguagem, ao mesmo tempo simples e direta, que desconcertam o leitor com seu impacto. É a voz de uma experiência que fala, sem buscar consolo, pois ao amor que se perde definitivamente com a morte, somente a memória recupera. A voz poética que sobressai dos poemas é cortante em sua sugestão: os ganhos do amor são sempre falsos e enganosos porque sujeitos a serem engolidos pela voracidade das perdas e danos que advêm quando se esvazia a fantasia em que se sustentam. Assim, se o amor vivido acaba engolido pela sensação impactante da perda e de seus danos, ele só ganhará novo sentido e potência ao se recuperar na linguagem poética, quando ganha nova grandiosidade porque nova experiência se constituiu, agora com a escrita". Ademir Demarchi (escritor e editor)

Perdas & Danos
Madô Martins
62 páginas
Edições Caiçaras  

foto: Edson Bueno de Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário