segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mundocorpo (poesia) - Márcio Barreto

Com lançamento previsto para 31 de maio na Casa das Rosas - Quinta Poética (São Paulo /SP) "Mundocorpo" é o quinto livro de Márcio Barreto.

Segundo o autor o livro é a tentativa de compreender a corporeidade do mundo através da dança dos corpos celestes e átomos que nos compõem, a afirmação poética que dentro de nós o universo se expande criando outros universos: a mente, o corpo e o mundo unidos por partículas que se apresentam ora como matéria, ora como onda, letra, número.

"Universos abraçam-me a pele da palavra
tenra
como gesto tênue sobre o dorso do esquecimento"

Uma poesia que procura um outro modo de olhar o mundo, reinterpretá-lo através de suas combinações numéricas e semiologias químicas, a poesia que avança para dentro de si e descobre o universo.

"enquanto signo
reinventado o mundo
sigo"


Mundocorpo (poesia) - Márcio Barreto
Lançamento: 31/05 as 19 hs
Quinta Poética - Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 - São Paulo /SP


Sobre a Quinta Poética

Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, que envolvem a leitura dos poemas.

Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que conta com entrada gratuita, abertos ao grande público, e organizados sem fins lucrativos nem investimentos financeiros. Mais de quatrocentos produtores culturais e artistas de todas as linguagens e estéticas de todas as regiões do Brasil e do exterior estiveram presentes no projeto Quinta Poética, promovido pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, com curadoria do poeta José Geraldo Neres.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Gilberto Mendes e a literatura santista



ASSUNTO: a literatura em Santos. Roldão Mendes Rosa, Narciso de Andrade, Cid Marcus, Flávio Viegas Amoreira, Ademir Demarchi, Márcio Barreto, Marcelo Ariel.

MAIS SOBRE GILBERTO MENDES EM www. youtube.com/bercoesplendido.
---
Olá, sou Carlos, filho do compositor Gilberto Mendes. Desde criança convivo com a sabedoria multidirecional de meu pai. Ela invade a música, o cinema, a literatura, a política... Fui privilegiado por este contato. Sei que ele tem uma enorme contribuição a dar não só aos jovens compositores, mas também aos amantes da música e, simplificando, da vida. Ele é, antes de mais nada, um amante da vida, das coisas simples. Ele sempre foi receptivo a quem quer que o procurasse, mas eu sempre pensei: e as pessoas que estão longe, sem acesso? Aí existe a internet, aí chegaram os 90 anos que ele completa em 2012, e eu resolvi dar um presente para mim, para ele, e acho, que para o Brasil. Através da minha produtora, a Berço Esplêndido, filmarei, editarei e farei o upload para o youtube, ao longo deste ano, de 90 trechos de conversas, 90 pequenos depoimentos de Gilberto Mendes, sobre o que ele quiser falar, sobre qualquer assunto. Eu sei o quanto nós vamos nos deliciar ao ouví-lo. Entre outras coisas, quem o conhece sabe como ele é um bom contador de histórias.
Quando ele as conta, não tem idade.
Cada pequeno filme terá o nome "90 anos, 90 vezes GILBERTO MENDES", precedido pelo número do filme.
Começamos a filmar no dia 7 de janeiro de 2012. Já neste dia filmei material para vários depoimentos. Difícil será parar nos 90. Mas isso é um assunto para mais tarde. Por enquanto, espero que a experiência para vocês seja interessante e rica como foi, é e sempre será para mim.
Vocês sempre o verão no âmago do seu castelo, na sua (e minha) amada SANTOS, guarnecido pela sua esposa, a sempre presente e carinhosa Eliane e pela minha mais nova irmã, a Mel.
Obrigado por terem lido.